Renovação da Credencial para Vagas Especiais

O que é

É a renovação do prazo do cartão credencial emitido para estacionamento especial conferido para o idoso e para a pessoa com deficiência residentes no município de Curitiba.

Atualmente, os cartões são válidos por 05 (cinco) anos e tem obrigatoriedade de renovação, bem como concede um prazo de validade compatível para a pessoa com deficiência temporária, que necessita de acessibilidade diferenciada em virtude de falta de mobilidade, conforme a Portaria n.º 13/2017 da Secretaria Municipal de Trânsito.

A antecipação da renovação do cartão credencial será considerada quando o prazo de validade for inferior ou igual a 30 dias.

Cartão emitido sem validade

Não será exigida a renovação obrigatória dos cartões emitidos sem a validade, porém, se houver a necessidade da emitir a segunda via do cartão será inscrita a validade de 05 anos.
Acesse Segunda Via da Credencial para Vagas Especiais para mais informações

ATENÇÃO!
Os cartões credenciais sem validade manterão seu uso até o chamamento público da Autoridade de Trânsito para troca de um com validade.

Quem pode solicitar

As pessoas que já têm os cartões credenciais de idoso e de pessoa com deficiência emitidos pela Superintendência de Trânsito.

Onde solicitar

Pessoalmente.

Como solicitar

Pessoalmente

Leve os documentos abaixo, conforme o tipo de credencial, à sede da Superintendência de Trânsito ou ao Núcleo Regional de Trânsito mais próximo.

Horário de atendimento: Dias úteis, das 08h às 14h.

Serão necessários os seguintes documentos:

Para emissão da Credencial de Idoso:

  • Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado que contenha data de nascimento e filiação;
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada.

Para emissão da Credencial de Pessoa Com Deficiência:

  • Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado que contenha data de nascimento e filiação;
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada;
  • Declaração médica da deficiência ou constando o grau de deficiência ou dificuldade de locomoção atualizado.
  • Poderá ser utilizado o Laudo médico do DETRAN (caso o beneficiário seja o condutor).

Quanto custa

Gratuito.

Prazo

A emissão do cartão é feita de imediato.

Validade

Os dois tipos de credenciais serão válidos por mais 05 (cinco) anos.

O cartão para o cidadão com dificuldade de locomoção poderá manter uma validade menor, conforme o atestado ou laudo médico atualizado.

Downloads

Portaria N.º 13 de 27 de março de 2018 Estabelece dilação do prazo de validade do cartão credencial conferido a pessoas idosas e pessoas com deficiência para estacionamento em vagas especiais