Projeto Vida no Trânsito

Projeto Vida no TrânsitoEste programa integra um movimento internacional de redução de lesões e mortes no trânsito.

Em 2010, A Organização Mundial de Saúde, juntamente com entidades internacionais, convidou os dez países do mundo com as maiores taxas de morte no trânsito (Brasil, Camboja, China, Egito, Índia, Quênia, México, Rússia, Turquia e Vietnã) para participarem de um projeto mundial de prevenção de lesões e mortes no trânsito e segurança viária.  No mundo este projeto recebeu o nome de Road Safety in 10 countries (RS10) e estabeleceu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito que tem como meta, até 2020, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos por acidentes em estradas.

O Projeto RS10 no Brasil recebeu o nome de “Programa VIDA NO TRÂNSITO” (PVT).

Em 2010, o PVT foi implantado inicialmente em cinco capitais – Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, Teresina e Palmas – cada uma representando uma das cinco macrorregiões do país. Em 2012 foi expandido para as demais capitais do Brasil e para os municípios com mais de um milhão de habitantes. Atualmente no Paraná são doze municípios com o Projeto implantado.

O Programa Vida no Trânsito é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). No município de Curitiba está sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

O Programa tem como principal característica o trabalho intersetorial e conjunto entre os diversos setores ligados direta ou indiretamente a este problema e como objetivo principal o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Encontra-se instituído no município, através do Decreto n.º 290/2012, a “Comissão Municipal Intersetorial de Segurança no Trânsito”, com representação de várias instituições. Tem como objetivos elaborar planejamento conjunto de ações, envidar esforços no sentido de integrar outros órgãos, instituições e entidades parceiras para a realização do projeto, entre outros.

Downloads

Decreto Municipal n.º 290 de 28 de fevereiro de 2012 Institui a Comissão Municipal Intersetorial de Segurança no Trânsito e dá outras providências.