Recursos de multas podem ser feitos pelo site

Facilidade ao usuário agora é possível por meio de parceria com o Detran-PR

O motorista que desejar apresentar defesa para uma multa de trânsito recebida no município de Curitiba agora pode acessar o serviço pela internet. 
Foto: Valdecir Galor/SMCS
O motorista que desejar apresentar defesa para uma multa de trânsito recebida no município de Curitiba agora pode acessar o serviço pela internet. Foto: Valdecir Galor/SMCS
O motorista que desejar apresentar defesa para uma multa de trânsito recebida no município de Curitiba agora pode acessar o serviço pela internet. Foto: Valdecir Galor/SMCS

O motorista que desejar apresentar defesa para uma multa de trânsito recebida no município de Curitiba agora pode acessar o serviço pela internet. A facilidade vale também para aqueles que desejam entrar com recurso à Junta Administrativa de Recurso de Infrações (Jari).

A novidade foi disponibilizada neste mês no site da Superintendência de Trânsito (Setran), por meio de um acordo de cooperação técnica com o Detran-PR, e pode ser acessada diretamente aqui.

O serviço de apresentação de recursos corresponde a cerca de 30% do total do atendimento presencial da Setran. “A partir de agora, o condutor não precisa se deslocar até a sede ou posto regionalizado da Setran para a apresentação de defesa prévia ou recurso à Junta Administrativa de Recurso de Infrações (Jari) ou, ainda, ter o custo de enviar a documentação necessária pelos Correios”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Para utilizar o serviço online, o usuário precisa fazer um cadastro pelo Detran Fácil. “Para realizar o protocolo online, o cidadão deve prestar atenção ao prazo que consta na notificação enviada pelos Correios”, informa Battistella. Na sequência, é possível acompanhar a tramitação do recurso pelo site da Setran, com o número do Renavam ou do protocolo.

Aos que preferirem, o serviço continua sendo ofertado de forma presencial, na sede da Setran (Rua Benjamin Constant, 157) ou nos núcleos regionais de atendimento.

Celeridade e praticidade
A Setran tem passado por um processo de modernização tecnológica para ofertar serviços de forma mais rápida e cômoda para o cidadão. As medidas integram um projeto de implementação de novas práticas de gestão.

Pelo novo site do órgão, no ar desde setembro, o usuário encontra informações de forma mais simples, podendo resolver pendências sem precisar sair de casa. Outra vantagem: as multas de trânsito emitidas por agentes de trânsito e guardas municipais podem ser pagas por aplicativos de telefone ou pela internet, além dos terminais de autoatendimento e guias de caixas disponíveis pelas redes bancárias conveniadas.

“Implantamos a informatização de todo o atendimento ao usuário. Desde o mês de outubro, os processos não circulam mais em papel, e sim de forma digital. Os demais processos foram digitalizados”, conta a superintendente de Trânsito.

Compartilhe nas redes sociais

Mais notícias

Setran promove leilão de veículos apreend ...

São modelos que, após remoção em fiscalizações de trânsito, não foram retirados pelos proprietários no prazo previsto em lei

Alteração em rua do Jardim das Américas

Medida é válida para uma quadra da Rua Coronel Baeta de Faria, entre a Avenida Coronel Francisco H. dos Santos e a Rua Rodolpho Senff

Fiscalização flagra transporte irregular

Responsáveis pelos veículos não tinham licença e estavam com excesso de passageiros

Festival aborda importância das leis nas ...

Cerca de 350 estudantes da rede municipal participaram de evento