Sistema de Notificação Eletrônica - SNE

O proprietário de veículo que se cadastra no Sistema de Notificação Eletrônica - SNE, da SENATRAN, e que comete multa de trânsito emitida pela Prefeitura de Curitiba, poderá consultar e receber sua notificação por meio eletrônico e obter desconto de até 40%, se não entrar com nenhum tipo de recurso.

O aplicativo também poderá ser usado como documento oficial do Certificado de Registro de Veículo - CRLV do veículo, e de sua Carteira Nacional de Habilitação - CNH, além de receber notificações diversas.

Os descontos serão concedidos somente para infrações cometidas a partir de 17/06/2021 e nos casos em que o proprietário do veículo tenha aderido ao Sistema de Notificação Eletrônica anteriormente à data em que cometeu a infração de trânsito. 

O SNE, um dos serviços do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, é oferecido também a empresas.

Importante: Ao fazer a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica você deixará de receber as notificações de autuação e de imposição de penalidade por carta/Correio. Todas estas comunicações serão feitas apenas pelo aplicativo Carteira Nacional Digital (CDT) ou pelo SNE WEB.

Portanto, fique atento às mensagens do celular e consulte com frequência o aplicativo CDT, no menu “Central de Mensagens”, para garantir o direito ao desconto.

Como acessar

Há diversas outras formas de acesso ao sistema. De seu smartphone, o cidadão baixa o aplicativo, que tem versões para Android e iOS.

Ao clicar no menu “Preferências”, poderá realizar a adesão ao SNE. Ao escolher o “Sistema online”, as notificações de autuação e penalidade ao proprietário deixarão de ser impressas e entregues via postal e passarão a ser informadas no próprio aplicativo.

Neste ambiente do sistema, o proprietário de veículo poderá visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento. Tem a possibilidade de pagar o valor da infração com até 40% de desconto, desde que não tenha recorrido em nenhuma instância.

A comunicação das notificações voltará a ser via postal, se fizer o cancelamento da adesão.  

No Portal de Serviços da SENATRAN também é possível fazer a adesão ao SNE, preenchendo cadastro com informações de dados pessoais.  

As empresas utilizam o endereço  e por meio do cadastro do CPF do colaborador do CNPJ para obter notificações eletrônicas e desconto de até 40% no pagamento de multas.   

Outras adesões

O cidadão curitibano pode utilizar as mesmas soluções do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica, para infrações de competência de órgãos de trânsito de outras cidades ou estados brasileiros, que tenham aderido ao SNE.

Saiba quais são, consultando aqui.