Carro é guinchado ao exceder tempo do EstaR

Aplicação do auto de infração está prevista no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Motorista que deixar o carro em vagas do Estacionamento Rotativo (EstaR) acima do limite de tempo permitido pode ter o veículo guinchado. Foi o que aconteceu com uma caminhonete Ford Pampa ano 1990 que estava na Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, no Centro, na tarde desta sexta-feira (23/8).

A medida, aplicada neste caso por agentes da Superintendência de Trânsito (Setran), está prevista no artigo 181 (inciso XVII) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): estacionamento em desacordo com a regulamentação, em estacionamento regulamentado indicado com placas. O veículo foi levado ao pátio da Setran. 

Conforme determina o CTB, a infração é de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da possibilidade de remoção do veículo.

Vagas de uma e duas horas

Atualmente, a cidade tem 10.191 vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) que podem ser ocupadas pelo período de até duas horas. Outras 442 vagas podem ser ocupadas por uma hora. O tempo máximo permitido está indicado nas placas ao lado das vagas. 

O veículo também pode ser guinchado caso esteja estacionado em vagas exclusivas para idosos ou deficientes, sem a devida comprovação. O mesmo acontece em locais em que é permitido apenas o embarque e desembarque ou parada de 15 minutos com pisca-alerta ligado. 

Mais notícias

Blitze da Escola de Trânsito orientam motoristas e estudantes

Nesta sexta-feira (23/2), a orientação foi na Escola Enéas Marque dos Santos, no bairro Cajuru. São dez unidades atendidas, uma de cada regional

Para ampliação, viaduto no Tarumã vai receber vigas gigantes

Mudança no trânsito será necessária para o início os serviços de içamento e lançamento das vigas, que têm de 30 a 43 metros e pesam de 85 a 110...

Por segurança, trecho da Victor Ferreira de Amaral será interditado

Interdição da avenida será no trecho entre o Super Muffato e o Colégio Militar do Paraná para a nova fase das obras do Complexo Tarumã. O bloqueio...

Rua do Barreirinha passa a ter sentido único a partir desta quinta

Alteração beneficia estudantes de Centro de Educação Infantil da região