Ciclofaixas ganham revitalização e ajustes

Sinalização promove mais segurança e conforto para quem pedala na estrutura cicloviária do Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão

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Os ciclistas começaram 2021 com melhorias na rede cicloviária da Regional Boqueirão. Desde o início do ano, a Prefeitura já reforçou a sinalização horizontal de 4.900 metros quadrados em ciclofaixas nos bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão. 

A Superintendência de Trânsito (Setran) revitalizou as ciclofaixas existentes com um padrão atualizado e uniforme seguido em toda a cidade e criou novas faixas, os “tapetes vermelhos” nos cruzamentos de toda estrutura cicloviária existente nos bairros da regional. 

Também foram feitos ajustes em pontos de travessias das ciclovias, para dar mais segurança a ciclistas e pedestres.

15km na Marechal Floriano

A ciclovia da Avenida Marechal Floriano Peixoto foi totalmente revitalizada, nos dois sentidos, somando 15 quilômetros de extensão, desde o viaduto da Linha Verde no Hauer até o Parque Náutico do Boqueirão. 

“Demos uma estrutura mais adequada a essa rota implantada há mais de dez anos, com readequações que incluíram travessias em locais semaforizados para levar mais conforto e segurança a quem pedala”, diz a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Um dos pontos que ganhou atenção especial fica em frente a um shopping, 400 metros após o viaduto sobre a Linha Verde. Ali, a Setran reforçou a sinalização da ciclovia, inclusive com tachões na pista, para evitar que os motoristas de aplicativos parem no local de passagem dos ciclistas, e intensificou a fiscalização.

Segurança

Ainda na Avenida Marechal Floriano, no Hauer, dois pontos foram alterados para dar mais segurança a quem pedala. Um deles foi a travessia de pista de quem segue no sentido Centro-bairro logo após o shopping, alterado para o cruzamento com a Rua Antônio Ricardo dos Santos, onde há semáforo.

No sentido oposto, próximo ao Terminal Hauer, o cruzamento com a Rua Waldemar Kost, a travessia da pista para os ciclistas foi simplificada e ficou mais segura. A antiga manobra exigia subir a calçada e tomar um trecho dentro do terminal, que expunha o ciclista. 

As mudanças incluíram também uma intervenção no cruzamento das ruas Anne Frank e Napoleão Laureano, em frente à Rua da Cidadania do Boqueirão. Ali foi feita uma readequação que incluiu uma rampa de travessia exclusiva para bicicletas, separando-as da área da faixa de pedestres.

As melhorias fazem parte das ações do Plano de Estrutura Cicloviária da Prefeitura, coordenado pelo Ippuc. Implantado em novembro de 2019, o plano tem a meta de ampliar em 200 quilômetros as vias destinadas à ciclomobilidade em Curitiba.

No lançamento do plano, a cidade contava com 208 quilômetros de extensão de malha cicloviária. Nos últimos quatro anos, a estrutura implantada, em execução e projetada já soma 50,7 quilômetros.

Placas

Além de melhorias para os ciclistas, o trânsito como um todo tem novidades na Regional. A sinalização foi revitalizada com 2.814 novas placas, com película prismática - mais visível à noite sob a incidência da luz dos veículos. 

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