Marechal Deodoro terá nova faixa exclusiva

Sinalização começará a ser implantada pela Setran na quarta-feira (26/5) no trecho entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes

Luiz Costa/SMCS

A Superintendência de Trânsito (Setran) começa a implantar na Rua Marechal Deodoro, entre a Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes, no Centro, uma faixa de trânsito dedicada exclusivamente ao transporte coletivo. Os trabalhos de sinalização começam na quarta-feira (26/5) e devem ser concluídos até a sexta (28/5).

Além de demarcar a faixa exclusiva, a sinalização informará o novo limite de velocidade para a via, que passa de 60 km/h para 50 km/h.

A medida beneficiará, com menor tempo de deslocamento no trecho, cerca de 12 mil passageiros atendidos por dez linhas de ônibus que passam pela região.

A estimativa da Urbs é que a extensão de 1,5 quilômetro da nova faixa exclusiva - entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes - gere aproximadamente cinco minutos de redução no tempo de viagem.

Por ali passam seis linhas de ônibus urbanas (Rua XV/Barigui, Higienópolis, Tarumã, Alto Tarumã, Sagrado Coração e Detran/Vicente Machado) e quatro metropolitanas (Guaratuba/Guadalupe, Pinhais/Guadalupe, Piraquara/Santos Andrade e Piraquara).

Fruto de convênio entre Urbs e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a faixa exclusiva da Marechal Deodoro ficará ao lado direito da via. Servidores da Administração Regional da Matriz estão informando moradores e comerciantes da região sobre a mudança.

Período de adaptação

Aos demais condutores, o período de adaptação será de uma semana após a conclusão da sinalização na via, com orientação de agentes de trânsito programada para o período de 31 de maio a 4 de junho.

Depois do dia 4, caso seja flagrado circulando na faixa exclusiva para o transporte coletivo, o motorista pode ser autuado por um agente de trânsito ou guarda municipal. A infração de trânsito é de natureza gravíssima.

Além de multa no valor de R$ 293,47, a infração acarreta sete pontos na carteira de habilitação, de acordo com previsão no inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”.

Projeto ampliado

Este é o segundo trecho da Marechal Deodoro que passa a contar com faixa exclusiva para circulação dos ônibus. No sentido contrário da via, a medida já funciona entre as ruas João Negrão e Dr. Muricy.

São oito as ruas da cidade com trechos onde há faixas exclusivas para ônibus - num total que, com a nova implantação na Marechal Deodoro, passa a ser de 10,5 quilômetros. Outras quatro foram implantadas nos últimos quatro anos: ruas General Mário Tourinho, Rua André de Barros, Alfredo Bufren/Amintas de Barros e Imaculada Conceição. Ruas XV de Novembro, Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen completam a lista.