Prefeitura instala semáforo no Xaxim

Equipamento fica no cruzamento das ruas Paulo Setúbal e Hipólito da Costa. Ativação do semáforo deve ocorrer até o fim do ano

Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS
Valdecir Galor/SMCS

Atendendo a pedidos de moradores do Xaxim, a Prefeitura está instalando um conjunto de semáforos no cruzamento das ruas Paulo Setúbal e Hipólito da Costa. Os trabalhos de implantação dos equipamentos de sinalização eletrônica foram iniciados na segunda quinzena de novembro e a ativação deve ocorrer até o fim do ano.

A Setran decidiu tornar o cruzamento semaforizado após estudos de engenharia de tráfego e monitorar o fluxo de veículos que passa pelo local. A solicitação foi dos moradores, explica o diretor de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.

Os moradores contaram que houve aumento da velocidade e a falta de respeito à sinalização na Rua Hipólito da Costa, depois de a via ter recebido nova pavimentação asfáltica.

Dono de um comércio na região, Thiago Marques, 21 anos, conta que o risco é maior nos horários de pico. “Além de mais segurança, acredito que o semáforo vai aumentar a visibilidade da loja e de outros comércios”, diz Marques. 

Sinalização onde precisa

O diretor de Planejamento e Operação da Setran ressalta que nem todo local tem a indicação para esse tipo de sinalização.

“A função dos semáforos é reduzir conflitos, regulamentar o direito e o tempo de passagem em cada uma das vias para motoristas e também da travessia de pedestres”, explica Silva Junior.

Neste ano, a Prefeitura instalou 16 novos semáforos em toda a cidade. Na Regional Boqueirão, este será o segundo equipamento do ano. O primeiro foi no cruzamento das ruas Omar Raymundo Picheth e Carlos Pisani, ligado no início de novembro. 

Asfalto novo

A revitalização da Rua Hipólito da Costa foi feita em duas etapas. A primeira, em 2017, no Xaxim, entregou asfalto novo para 2,3 km de via no trecho entre as ruas Anne Frank e Carolina Gabardo. Nesse trecho está o cruzamento com a Rua Paulo Setúbal.

Na segunda etapa, finalizada em janeiro, a Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu a renovação do pavimento, que era de antipó, numa extensão de 850 metros, desde a Anne Frank até a Canal Belém, no Boqueirão. 

“O asfalto melhorou a circulação de veículos. Mas, mesmo com a sinalização, os motoristas abusam. Com o semáforo, vai ser mais seguro”, diz o comerciante Jorge Borelli, 48 anos. 

Compartilhe nas redes sociais

Mais notícias

Blitz mobiliza homens pelo fim da violênc ...

Ação foi realizada nesta sexta-feira (6/12), no Centro. A ideia é sensibilizar homens sobre seu papel na luta contra a violência de gênero

Meia maratona noturna altera o trânsito

Evento passa por ruas dos bairros: Jardim Botânico, Centro e Rebouças

Rua Antônio Dalmarco passa a ter sentido ...

A mudança será feita na terça-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 15h. Agentes da Setran vão orientar o trânsito no local

Passarela trará mais segurança para curit ...

Obra está sendo implantada sobre canal no Campo do Santana