Ações educativas orientam motoristas

Ações de conscientização de motoristas e pedestre estão acontecendo durante todo o mês

  • Ação do Setran de orientação aos pedestres de travessia de faixa no tatuquara. Curitiba, 10/09/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • Ação do Setran de orientação aos pedestres de travessia de faixa no tatuquara. Curitiba, 10/09/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Agentes de trânsito e guardas municipais já realizaram quatro ações educativas, em setembro, de conscientização de motoristas e pedestres na Regional Bairro Novo, que integra os bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará.

A última delas foi realizada na segunda-feira 9/9, na Rua Tijucas de Sul, em frente à sede da Administração Regional Bairro Novo. Os agentes reforçaram o respeito à faixa de pedestres, disciplinando o trânsito para favorecer a travessia de quem estava a pé.

Tudo isso está acontecendo porque Curitiba ampliou a Semana Nacional do Trânsito (SNT) - celebrada de 18 e 25 de setembro - com o desenvolvimento de ações educativas e de conscientização durante todo o mês.

Além da campanha de respeito à faixa de pedestres, também foram abertas facilidades online para o cidadão que precisa de serviços na área, um programa voltado à inclusão no trânsito e incentivo para que o motorista não dirija se ingerir bebida alcoólica.

Além disso, 15,2 mil placas de trânsito foram substituídas. Até o fim do ano, mais 12 mil serão trocadas, por toda a cidade.

Travessias elevadas

Também foi dado início a um programa de ampliação das travessias elevadas, em frente à Escola Municipal Maria Neide Betiatto, na Rua Pedro Picussa, no Umbará.

Equipes da Prefeitura estão trabalhando para definir um cronograma para outros locais prioritários e com grande movimentação de pessoas que devem ganhar uma faixa elevada.

Veículos abandonados

A Prefeitura continua com a ação do Xô, Tranqueira, que consiste em retirar das ruas carcaças de veículos abandonados, com o serviço de guincho. A iniciativa era um anseio da população atendido pela atual gestão municipal. 

Foram retirados das ruas 423 veículos abandonados desde março de 2018, quando o serviço de guincho voltou a operar na cidade.

Somando-se a veículos removidos em blitze e situações de rotina, como estacionamento irregular, as remoções ultrapassam 6,5 mil. Também já foram feitos 16 leilões de veículos não retirados do pátio pelos proprietários.

Compartilhe nas redes sociais

Mais notícias

Opções de desvio da Victor Ferreira do Am ...

Enquanto durarem as obras, trânsito pode ficar mais carregado na divisa de Curitiba com Pinhais.

Começa o cadastro para o EstaR eletrônico

O usuário poderá adquirir créditos de estacionamento em via pública pelos aplicativos e em estabelecimentos comerciais credenciados para fazer a venda

Inclusão e respeito ao pedestre no trânsi ...

Ações do poder público já contribuíram para a redução de 46,5% dos acidentes com morte na cidade

Fiscalizações deixam o trânsito mais segu ...

Imprudência e desrespeito à sinalização são condutas que mais causam acidentes graves, de acordo com análise do Programa Vida no Trânsito (PVT)