Campo de Santana ganha binário e ciclofaixas

Mudança para sentido único está marcada para quinta-feira (14/1), às 15h. Na sequência, ruas ganharão estrutura cicloviária

  • Campo de Santana ganha binário de trânsito e ciclofaixas.
  • Campo de Santana ganha binário de trânsito e ciclofaixas.

 

A partir das 15h de quinta-feira (14/1), as ruas Lucas Carvalho e Iracema Gonsalves Carvalho, no bairro Campo de Santana, passam a funcionar em sentido único para o tráfego de veículos. É o mais novo binário de trânsito da cidade, que nas próximas duas semanas ganhará também ciclofaixas. Ao todo, na região serão 3,5 quilômetros novos para quem se desloca com bicicleta - previstos no Plano de Estrutura Cicloviária da Prefeitura e que está sendo expandido para os bairros.

“O binário do Campo de Santana, com sentidos únicos opostos, organiza melhor o tráfego e proporciona mais segurança em ruas de pista dupla com canteiro central, por conta da melhor visibilidade”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Com extensão de 1.250 metros em cada sentido, o binário do Campo de Santana compreende o trecho entre o Parque Linear do Rio Barigui (Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho) e a rotatória Rio Bonito.

A partir da implantação do binário, na quinta-feira (14/1), a Rua Lucas Carvalho terá sentido único da rotatória em direção ao parque. Já o motorista que acessar a Rua Iracema Gonsalves Carvalho - paralela à Lucas Carvalho - poderá seguir somente em direção à rotatória (veja mapa). 

A nova sinalização - horizontal (pintura) e vertical (placas) - começa a ser implantada por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) nos próximos dias, antes do início do funcionamento do binário. Na quinta-feira (14/1), agentes de trânsito estarão no local a partir das 8h30 e continuam presentes para as devidas orientações aos motoristas ao longo de todo o dia. Em caso de chuva, a implantação do binário será adiada.

Mais mobilidade

Tão logo seja implantado o binário de trânsito, a Setran dará seguimento à instalação de uma nova estrutura cicloviária que deve ser concluída até o fim do mês. Todo o binário - com a sua continuação - ganhará ciclofaixas para aumentar a segurança de quem utiliza a bicicleta para se locomover pela região. 

“A estrutura permitirá deslocamentos mais seguros para quem for ao parque, a comerciantes, a moradores e, também, à comunidade escolar do Colégio Estadual Guilherme Pereira Neto”, ressalta a superintendente de Trânsito. 

As ciclofaixas farão a ligação com a estrutura cicloviária sobre a calçada já existente na Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, que ladeia o Parque Linear do Rio Barigui.

Pelo binário, as ciclofaixas unidirecionais serão implantadas nas duas vias, no mesmo sentido dos carros, rentes ao canteiro e separadas dos demais veículos por tachões na pista.

Depois do binário (e da rotatória), a nova estrutura cicloviária continuará pela Rua Lucas de Carvalho até a Estrada Delegado Bruno de Almeida, trecho de mais um quilômetro onde haverá uma ciclofaixa bidirecional.

Vem mais por aí

Ao longo desta gestão municipal, o bairro e toda a Regional Tatuquara receberão outras estruturas cicloviárias, cujos projetos já estão previstos e integram o plano cicloviário do município.

Implantado em novembro de 2019, o plano tem a meta de ampliar em 200 quilômetros as vias destinadas à ciclomobilidade em Curitiba. Quando da implantação do plano, a cidade contava com 208 quilômetros de extensão de malha cicloviária. Nos últimos quatro anos, a estrutura implantada, em execução e projetada já soma 50,7 quilômetros.

Novo pavimento

Para garantir mais segurança a motoristas e passageiros que trafegam na região do binário, a Secretaria Municipal de Obras Públicas já realizou uma intervenção para melhorar o pavimento da Rua Lucas Carvalho. O serviço foi feito no trecho de 440 metros entre as ruas Lydia Girardi Bertholdi e Alda Bassete Bertholdi. Outras duas obras de pavimentação estão em andamento na mesma via: uma no trecho de 315 metros entre a Rua Lydia Girardi Bertholdi e a Rua Marcos Bertoldi e, outra, nos 482 metros que ficam entre as ruas General Luiz Carlos Pereira Tourinho e Marcos Bertoldi. 

Também estão acontecendo trabalhos de requalificação do piso da Rua Iracema Gonsalves Carvalho. Novas camadas de asfalto farão parte do trecho de 590 metros entre as ruas Marcos Bertoldi e Luis Bertoldi e dos 480 metros que ficam entre as ruas General Luiz Carlos Pereira Tourinho e Marcos Bertoldi.

De acordo com o secretário municipal de Obras Púbicas, Rodrigo Rodrigues, o bairro Campo de Santana conta com outras 12 ruas com asfalto novo, além das duas vias que compõem o binário.

"No total, alcançamos mais de 18.000 metros de pavimento totalmente requalificado no bairro. São obras que atendem as solicitações dos moradores e melhoram a qualidade de vida de todos", disse Rodrigues.  

Compartilhe nas redes sociais

Mais notícias

Aglomerações resultam em R$711 mil em mul ...

No fim de semana, centenas de pessoas reunidas foram dispensadas pela Guarda Municipal, em conjunto com policiais militares

Curitiba debate mobilidade em evento on-l ...

Com foco no transporte público, debate organizado ANTP reuniu especialistas sobre o assunto e teve a participação do vice-prefeito, Eduardo Pimentel

Esquema de segurança é reforçado no carna ...

Guardas municipais e policiais militares aumentam efetivo para a região do Largo da Ordem, ruas e praças a partir desta sexta-feira (12/2)

Prefeitura investe em calçadas e ciclovia ...

Na primeira etapa do projeto, serão 29,4 quilômetros de nova estrutura cicloviária e 21,5 quilômetros de requalificação de vias e calçadas