Campo Largo conhece projetos da Escola Pública de Trânsito

Intenção da cidade vizinha é criar um órgão nos moldes do que já funciona na capital

• Campo Largo conhece projetos da Escola Pública de Trânsito.
Foto: Divulgação

A pluralidade de projetos coordenados pela Escola Pública de Trânsito (EPTran) de Curitiba chamou a atenção da administração municipal da cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana. A intenção da cidade vizinha é criar um órgão nos moldes do que já funciona na Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito da capital.

“No nosso município, o trânsito está municipalizado há 15 anos e neste ano investimos em avanços tecnológicos na área”, comenta o secretário municipal de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa.

Com a equipe, ele está coordenando reuniões técnicas em cidades que contam com estruturas similares à EPTran. “Estas trocas de informações entre municípios são muito importantes pelo aprendizado que proporcionam”, acrescenta Moussa.

Mais que o compartilhamento de decretos e regulamentações próprias das diversas atividades encabeçadas pela EPTran, a comitiva de Campo Largo saiu do encontro habilitada a ministrar cursos de monitoria para a realização de operações de eventos, igrejas e escolas, que modificam o trânsito pontualmente, em dias e horários específicos.

O programa Trânsito para Todos, iniciativa curitibana voltada à inclusão e à empatia, foi outro destaque apresentado.

“Eu acredito muito no trabalho de educação para o trânsito, principalmente quando direcionado para crianças e jovens. Nos chamou a atenção o trabalho realizado pela EPTran com idosos, que é algo que planejamos implementar em Campo Largo”, observou Moussa

Para o diretor da EPTran de Curitiba, Claudionor Agibert, a visita foi um grande exercício de colaboração e integração entre os municípios. “Desta maneira, a EPTran está prestando apoio para outros municípios que desejam desenvolver as atividades profissionais no setor”.