Dia do Agente de Trânsito: Conheça mais sobre essa profissão

Além do trabalho de fiscalização, os agentes de trânsito são responsáveis por manter a ordem em casos de pane nos semáforos, por organizar bloqueios,...

  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
- Na imagem, Altamir Nunes.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
- Na imagem, Claudia Claudiano Moreira.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
- Na imagem, Claudia Claudiano Moreira.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
- Na imagem, Rivelino Zanier de Almeida.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Levy Ferreira/SMCS
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito. Foto: Pedro Ribas/SMCS
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito. Foto: Pedro Ribas/SMCS
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Valdecir Galor/SMCS (arquivo)
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Levy Ferreira/SMCS
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Divulgação
  • Dia Nacional do Agente de Trânsito.
Foto: Divulgação

 

Eles enfrentam sol, chuva, vento e todas as condições adversas possíveis. Estão presentes no cotidiano da cidade, de domingo a domingo. Nesta sexta-feira (23/9), comemora-se o Dia Nacional do Agente de Trânsito e, por isso, resolvemos contar um pouco sobre essa profissão tão necessária em nossa cidade.

Para quem não sabe, além do trabalho de fiscalização, os agentes de trânsito são responsáveis por manter a ordem em casos de pane nos semáforos, por organizar bloqueios para a execução de obras ou realização de eventos culturais e esportivos, sinalizar problemas pontuais nas vias como alagamentos, depressão na pista ou derramamento de óleo, prestar atendimento à população e educar para o trânsito.

Conheça agora a história de alguns desses profissionais

Altamir Nunes é uma dessas pessoas que se destacam pela superação e resiliência. Agente de trânsito desde 1998, ele iniciou a carreira na fiscalização e logo passou a atuar como motociclista no trânsito. “Sempre gostei de trabalhar com moto, principalmente quando tinha alguma ocorrência com acidente. Me deslocava o quanto antes para auxiliar nos primeiros socorros e sinalizar a área”, conta Nunes, que ao longo da carreira se especializou como socorrista e em pilotagem defensiva.

Numa manhã de novembro, a trabalho, quando fazia a escolta de mais uma maratona em Curitiba – já tinha trabalhado em uma dezena de outras edições – ao parar com a moto para fazer o bloqueio de um dos cruzamentos, foi atingido por um carro desgovernado que estava a cerca de 140 km/h.

“Tive múltiplas fraturas pelo corpo, com lesões na coluna, traumatismo craniano, com 15 fraturas somente nos quadris, passei por inúmeras cirurgias. Estive na UTI por um bom tempo, um ano completamente acamado”, conta Nunes.

Após um ano, ele reaprendeu a sentar, andar e foi retomando aos poucos sua rotina em uma recuperação que levou três anos e meio. Nesse período, foi aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas não aceitou. Após diversas tentativas, conseguiu voltar a trabalhar, não mais na área operacional que tanto gostava. Em uma nova função no trânsito ele se descobriu novamente.

Hoje, Nunes é gerente de logística da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) e responsável por dar suporte e buscar os melhores equipamentos para os colegas agentes. “As cobranças que fazia quando estava nas ruas eu pude colocar em prática e ajudar a melhorar as condições dos meus colegas. Me achei novamente trabalhando agora com licitações, gosto muito do que faço”, conta ele.

Com 12 anos de experiência, Claudia Claudiano Moreira, conta que antes mesmo de prestar concurso público para agente de trânsito já atuava na área, mas como instrutora de auto escola. Após o ingresso, passou a trabalhar na fiscalização do estacionamento regulamentado (EstaR), quando em 2014, recebeu um convite para atuar na Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran).

Na EPTran, ela se dedica a temas como a inclusão de pessoas com deficiência em projetos e políticas para o trânsito.

“É um trabalho que realmente me toca, acho muito importante fazer as pessoas entenderem que o trânsito é para todos”, conta a agente.

Rivelino Zinier de Almeida é agente de trânsito há 24 anos e passou por diversos setores. Hoje é gerente de planejamento operacional da Setran, responsável por organizar os bloqueios de trânsito de todos os eventos oficiais que acontecem na cidade, uma média de 60 por mês.

“Tudo que acontece na cidade passa pelo setor, desde uma festa de igreja até os grandes shows como os que ocorrem na Pedreira Paulo Leminski. É um trabalho que não para, de domingo a domingo”, conta o gerente que não se incomoda em ser procurado a qualquer hora. “Sou apaixonado pelo que faço”, finaliza ele.

A pandemia também pesou para os agentes de trânsito. Durante o período de isolamento social quando muitos puderem trabalhar na segurança de suas casas, esses homens e mulheres precisaram enfrentar o medo de ser contaminado com o vírus.

Muitos adoeceram. Alguns tiveram complicações mais graves e precisaram de internamento. E, infelizmente, alguns perderam a vida como é o caso do agente de trânsito Márcio Krul, que hoje é lembrado com carinho pelos colegas.

Comemorações

O dia do Agente de Trânsito integra também as ações da Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro em todo o país. Em Curitiba, diversas atividades com foco na prevenção de acidentes e diminuição de mortes no trânsito foram programadas para a semana.

“Meus parabéns aos agentes de trânsito que fazem seu trabalho com muita dedicação, profissionalismo, competência, dinamismo e que trabalham dia e noite, chuva ou sol, sem cessar. A cidade toda de Curitiba só tem a agradecer. Que Deus os proteja e os abençoe sempre”, parabenizou a superintendente de trânsito, Rosangela Battistella.

Um missa em homenagem aos agentes de trânsito foi realizada nesta quinta-feira (22/9), em dois horários, na Paróquia do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória. Na cerimônia, eles receberam homenagens da comunidade.

 

Mais notícias

Semana Nacional do Trânsito será aberta nesta tarde

Celebrada de 18 e 25 de setembro, a semana busca conscientizar a população sobre boas práticas no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de...

Trecho da República Argentina terá bloqueio para avanço de obras

A interrupção da passagem para motoristas deve ocorrer por um período de aproximadamente 45 dias

Representante da OEA conhece estrutura da Muralha Digital de Curitiba

Marcela Vega faz parte de uma missão de observação da OEA para acompanhar as eleições no Brasil

Prefeitura vai monitorar eleições com câmeras da Muralha Digital

Servidores do município vão atuar na logística e segurança das urnas até o pleito e também nas intervenções de trânsito