Manoel Ribas tem novo cruzamento semaforizado

Equipamentos no cruzamento da Avenida Manoel Ribas com a Rua Luiz Pelegrino Toaldo começam a funcionar nesta quinta-feira (11/3)

  • Cruzamento semaforizado atende a reivindicações feitas por moradores da região da Avenida Manoel Ribas.
Curitiba, 10/03/2021.
Foto: Luiz Costa/SMCS
  • Cruzamento semaforizado atende a reivindicações feitas por moradores da região da Avenida Manoel Ribas.
Curitiba, 10/03/2021.
Foto: Luiz Costa/SMCS
  • Cruzamento semaforizado atende a reivindicações feitas por moradores da região da Avenida Manoel Ribas.
- Na imagem, o comerciante Adilmor José Zem.
Curitiba, 10/03/2021.
Foto: Luiz Costa/SMCS

 

Um novo cruzamento semaforizado promete resolver conflitos e possibilitar uma travessia mais segura aos pedestres na Regional Santa Felicidade. A partir das 10h30 da próxima quinta-feira (11/3), o cruzamento da Avenida Manoel Ribas com a Rua Luiz Pelegrino Toaldo passará a ter os semáforos ativados.

Agentes de trânsito darão apoio às equipes de implantação e farão as orientações necessárias aos motoristas ao longo de todo o dia.

“O cruzamento semaforizado auxilia na redução de velocidade dos veículos e contribui com os pedestres nesta região que tem vários polos geradores de tráfego, os comércios locais. É próximo de uma farmácia e de um ponto de ônibus”, explica o diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito (Setran), Pedro Darci da Silva Junior.

Aniversário da cidade

A implantação do cruzamento semaforizado atende a reivindicações feitas por moradores da região desde que a revitalização da Avenida Manoel Ribas foi concluída.

“A obra melhorou as condições da via, porém intensificou o fluxo de veículos e a organização no trânsito é necessária. Como essa é uma gestão que administra ouvindo os cidadãos, o cruzamento semafórico foi implantado", destaca a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

A instalação dos semáforos no cruzamento pela Setran faz parte do pacote de entregas previstas para a população neste mês em que se comemora os 328 anos da cidade.

“Estamos plenamente satisfeitos, tivemos nossa demanda levada a sério e o problema resolvido”, conta o comerciante Adilmor José Zem.

A empresa que administra, a Zem Despachante, fica a poucos metros de novo cruzamento semafórico.

“Serão muitos benefícios, para motoristas e pedestres que hoje precisam esperar por mais de dez minutos para fazer a travessia”, completa Zem.

Viabilidade das intervenções

Cada mudança no trânsito da cidade é precedida de estudos técnicos, cruzando dados de fluxo de veículos, de pedestres e de impactos no tráfego gerado, a partir do acompanhamento constante feito pela Setran e das demandas recebidas pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Curitiba tem mais de 1,2 mil cruzamentos semaforizados, dos quais 92% interligados ao Centro de Controle de Operações (CCO). O espaço faz o monitoramento em tempo real, com câmeras, do fluxo de veículos e do deslocamento do transporte coletivo.

Pelo CCO é possível alterar tempos de abertura e fechamento dos semáforos, quando necessário, e também detectar em poucos minutos falhas nos equipamentos. Na maioria dos casos, os reparos podem ser feitos de forma remota.

Mais notícias

Semana Nacional do Trânsito será aberta nesta tarde

Celebrada de 18 e 25 de setembro, a semana busca conscientizar a população sobre boas práticas no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de...

Trecho da República Argentina terá bloqueio para avanço de obras

A interrupção da passagem para motoristas deve ocorrer por um período de aproximadamente 45 dias

Representante da OEA conhece estrutura da Muralha Digital de Curitiba

Marcela Vega faz parte de uma missão de observação da OEA para acompanhar as eleições no Brasil

Prefeitura vai monitorar eleições com câmeras da Muralha Digital

Servidores do município vão atuar na logística e segurança das urnas até o pleito e também nas intervenções de trânsito