Manoel Ribas tem novo cruzamento semaforizado

Equipamentos no cruzamento da Avenida Manoel Ribas com a Rua Luiz Pelegrino Toaldo começam a funcionar nesta quinta-feira (11/3)

• Cruzamento semaforizado atende a reivindicações feitas por moradores da região da Avenida Manoel Ribas.
Foto: Luiz Costa/SMCS
- Na imagem, o comerciante Adilmor José Zem.
Foto: Luiz Costa/SMCS

Um novo cruzamento semaforizado promete resolver conflitos e possibilitar uma travessia mais segura aos pedestres na Regional Santa Felicidade. A partir das 10h30 da próxima quinta-feira (11/3), o cruzamento da Avenida Manoel Ribas com a Rua Luiz Pelegrino Toaldo passará a ter os semáforos ativados.

Agentes de trânsito darão apoio às equipes de implantação e farão as orientações necessárias aos motoristas ao longo de todo o dia.

“O cruzamento semaforizado auxilia na redução de velocidade dos veículos e contribui com os pedestres nesta região que tem vários polos geradores de tráfego, os comércios locais. É próximo de uma farmácia e de um ponto de ônibus”, explica o diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito (Setran), Pedro Darci da Silva Junior.

Aniversário da cidade

A implantação do cruzamento semaforizado atende a reivindicações feitas por moradores da região desde que a revitalização da Avenida Manoel Ribas foi concluída.

“A obra melhorou as condições da via, porém intensificou o fluxo de veículos e a organização no trânsito é necessária. Como essa é uma gestão que administra ouvindo os cidadãos, o cruzamento semafórico foi implantado", destaca a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

A instalação dos semáforos no cruzamento pela Setran faz parte do pacote de entregas previstas para a população neste mês em que se comemora os 328 anos da cidade.

“Estamos plenamente satisfeitos, tivemos nossa demanda levada a sério e o problema resolvido”, conta o comerciante Adilmor José Zem.

A empresa que administra, a Zem Despachante, fica a poucos metros de novo cruzamento semafórico.

“Serão muitos benefícios, para motoristas e pedestres que hoje precisam esperar por mais de dez minutos para fazer a travessia”, completa Zem.

Viabilidade das intervenções

Cada mudança no trânsito da cidade é precedida de estudos técnicos, cruzando dados de fluxo de veículos, de pedestres e de impactos no tráfego gerado, a partir do acompanhamento constante feito pela Setran e das demandas recebidas pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Curitiba tem mais de 1,2 mil cruzamentos semaforizados, dos quais 92% interligados ao Centro de Controle de Operações (CCO). O espaço faz o monitoramento em tempo real, com câmeras, do fluxo de veículos e do deslocamento do transporte coletivo.

Pelo CCO é possível alterar tempos de abertura e fechamento dos semáforos, quando necessário, e também detectar em poucos minutos falhas nos equipamentos. Na maioria dos casos, os reparos podem ser feitos de forma remota.