Semana reúne ações de conscientização de órgãos de trânsito

Solenidade de abertura nesta segunda-feira (20/9) teve em Curitiba a participação do secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro

  • Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • O Vice-prefeito Eduardo Pimentel, participa ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e do diretor geral do Detran, Wagner Mesquita, da abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • O Vice-prefeito Eduardo Pimentel, participa ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro e do diretor geral do Detran, Wagner Mesquita, da abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
  • Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Curitiba, 20/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito desenvolve, nos próximos dias, atividades educativas diversas voltadas a crianças, motociclistas e ciclistas. A programação integra a Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2021 desenvolvida até o próximo sábado (25/9), com o apoio de órgãos parceiros, como o Detran-PR e a Polícia Rodoviária Federal.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, quando são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

“Nosso objetivo é intensificar alguns cuidados e também, como diz o tema deste ano da campanha nacional, responsabilidades conjuntas e individuais entre todos os atores do trânsito que podem fazer a diferença e evitar tragédias no trânsito”, salienta o diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran) de Curitiba, Claudionor Agibert.

As ações serão permeadas com os conceitos do programa Trânsito para todos, estruturado pela EPTran, e que busca a empatia e a inclusão (confira programação completa ao fim do texto). 

Solenidade de abertura

No Paraná, a solenidade de abertura da SNT contou com a  participação do secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, na tarde desta segunda-feira (20/9), no Palácio Iguaçu.

“Nosso propósito, detalhado no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, é de salvar vidas”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel representou a capital no evento, que teve a participação do governador Ratinho Junior e foi prestigiado pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; pela superintendente municipal de Trânsito, Rosangela Battistella; pelos diretores da Setran e agentes de trânsito.  

Panorama de Curitiba

Capital com maior índice de motorização do país, Curitiba encabeça diversas iniciativas para proporcionar um trânsito mais seguro e humanizado, com estímulo à mobilidade ativa.

Um exemplo foi a assinatura recente do prefeito Rafael Greca a uma carta de intenções junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento de adesão ao programa Visão Zero, que nasceu na Suécia e tem a premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e é necessário que a responsabilidade seja compartilhada entre usuários das vias, gestores e técnicos que executam os projetos de intervenção nas ruas. Isso inclui reduzir ao máximo a possibilidade de um comportamento de risco com alternativas de engenharia viária.

Uma das propostas é o projeto Caminhar Melhor, investimento da Prefeitura de Curitiba em favor da mobilidade ativa, segura e não poluente. Serão R$ 40 milhões investidos em novas estruturas cicloviárias e de calçadas para promover os deslocamentos não motorizados na cidade. Obra de valorização do espaço público para aquecer o comércio e os serviços locais e impulsionar a retomada econômica em todas as dez regionais.

Para estimular a mobilidade ativa, Curitiba também tem investido bastante em melhorias e na ampliação da estrutura voltada a quem se locomove de bicicleta. Em menos de dois anos, a malha cicloviária de Curitiba passou de 208 km para 249,2 km. 

Projetos para outros 35 km estão prontos, com novas ligações nas regiões dos bairros CIC, Bacacheri e Sítio Cercado e do Água Verde ao Pinheirinho, desde a Praça do Japão ao Terminal Pinheirinho.

A meta é alcançar, até o ano de 2025, um total de 408 km de estruturas voltadas para quem anda de bicicleta. Nas implantações estão previstos tipos diversos de estruturas cicloviárias, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclofaixas sobre a calçada, vias compartilhadas, ciclorrotas e passeios compartilhados.

Novo limite de velocidade e fiscalização

A velocidade inadequada praticada pelos motoristas contribui para grande parte dos acidentes fatais no trânsito, conforme análise feita pela comissão de dados do Programa Vida no Trânsito (PVT). 

Para minimizar esses impactos, a Prefeitura de Curitiba deu início a um projeto de padronizar em 50 km/h a velocidade máxima na maior parte das ruas da cidade - junto com a instalação de novos equipamentos fixos de fiscalização eletrônica. A iniciativa não é isolada e vem precedida por experiências em grandes centros urbanos nacionais e internacionais.

Programação da Semana Nacional do Trânsito 2021 em Curitiba

Terça-feira (21/9)
Das 9h às 10h: abordagem a motociclistas (ação conjunta com a PRF)
Linha Verde com Avenida Salgado Filho

14h: abordagem educativa com motociclistas (Trânsito para todos)
Rua Marechal Deodoro

Quarta-feira (22/9)
Das 9h às 12h20 e das 12h40 às 16h: Atividade musical conjunta com o Detran-PR na Escola Municipal Lineu Ferreira do Amaral (Rua Roraima, 1.570), conjunta com o Detran

16h30: abordagem na saída das aulas Escola Municipal Batel (Rua Desembargador Motta, 2.082) - com alunos e motoristas

Quinta-feira (23/9)
10h: teatro da EPTran na Escola Municipal Maria do Carmo Martins (Rua João Dembinski, 1.377)
11h: abordagem saída das aulas na Escola Municipal Batel (Rua Desembargador Motta, 2.082)

16h: trânsito na Escola Municipal Maria do Carmo Martins

Sexta-feira (24/9)
9h: abordagem Trânsito para todos Rua Francisco Frischmann, com caixa de abordagem (proximidades do Colégio Pedro Macedo)

Sábado (25/9)
9h: abordagem a ciclistas
Avenida Affonso Camargo / Rua Mariano Torres / Avenida Sete de Setembro

Mais notícias

Rua Rosa Saporski tem ampliação do sentido único a partir de quarta

Os motoristas poderão seguir somente da região do Bigorrilho e adjacências em direção aos bairros Bom Retiro e Centro Cívico

Confira o funcionamento dos serviços no feriado da padroeira do Brasil

Feriado é comemorado na próxima terça-feira (12/10) e alguns serviços e atrativos da capital vão sofrer alteração no funcionamento

Região da Rodoviária terá bloqueios para serviço de limpeza

Interrupções ocorrerão no sábado (9/10), domingo (10/10) e no feriado de terça-feira (12/10), dias de menor movimento no trânsito

Colisões com semáforos causam prejuízo de quase R$ 300 mil

Desde janeiro, as equipes da Setran acumulam 7.885 horas trabalhadas em reparos com acidentes nos semáforos