Servidores fazem curso de Defesa Civil

Treinamento inclui simulados e manejo de embarcações, ao longo de toda a semana

• Curso de capacitação das administrações regionais para ações de Defesa Civil no auditório da Rua da Cidadania da Matriz.  - Curitiba, 22/02/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
  • Curso de capacitação das administrações regionais para ações de Defesa Civil no auditório da Rua da Cidadania da Matriz. Na imagem Rafaela Lupion administradora regional e Péricles de Matos, Secretário de Defesa Social e trânsito - Curitiba, 22/02/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
  • Curso de capacitação das administrações regionais para ações de Defesa Civil no auditório da Rua da Cidadania da Matriz. Na imagem Péricles de Matos, Secretário de Defesa Social e trânsito - Curitiba, 22/02/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Como ajudar uma família que teve a casa inundada? O que fazer caso um cidadão ou colega de trabalho tenha um mal súbito? E se houver um princípio de incêndio? Preparar a comunidade e os servidores municipais para estas e outras variadas hipóteses de emergência, dos primeiros instantes até a chegada dos serviços oficiais de atendimento, é o foco da capacitação ministrada nesta semana pela equipe da Defesa Civil Municipal.

Realizada de forma periódica, para atualização de conhecimento e aumento no número de pessoas capacitadas, o treinamento envolve administradores, coordenadores e gestores das dez administrações regionais que, em cada canto da cidade, integram o sistema de proteção e Defesa Civil e, com a Guarda Municipal, prestam os primeiros atendimentos em caso de emergências.

“Como em um time de futebol, não se pode ter apenas um bom jogador. Vidas podem depender das nossas ações e precisamos estar preparados para agir nas adversidades e cuidar das pessoas”, afirmou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, que também é o coordenador-geral de Defesa Civil no município.

Nesta edição, o curso foi preparado para 20 pessoas, seguindo os protocolos e recomendações sanitárias para inibir a disseminação da covid-19.

A capacitação envolve conhecimentos teóricos e práticos, com aprendizado na utilização de material de combate a incêndio e primeiros socorros.

“São informações muito úteis no desenvolvimento do trabalho, no dia a dia, para os integrantes do sistema de proteção e Defesa Civil e, além disso, são conhecimentos para uma vida inteira”, pontuou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Com 40 horas de carga horária, o curso segue até a próxima sexta-feira (26/2) e abrangerá simulados, noções de produtos perigosos, prática de equipamentos (como remos e boias) e utilização de barcos da Defesa Civil, que tem 10 veículos de pequeno porte à disposição para casos de emergência. O treinamento prático com barcos será no Parque Passaúna.

A abertura da capacitação, nesta segunda-feira (22/2), contou ainda com a participação da administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion.

Instrução no Portão

Similar a esta, uma instrução prática com embarcação foi desenvolvida no fim de janeiro com guardas municipais e coordenadores do Núcleo Regional da Guarda Municipal e da Administração Regional do Portão. O treinamento foi feito no Parque Guairacá, no Fazendinha, com a intenção de preparar os servidores para situações como alagamento de ruas, de casas e casos em que é necessária a utilização de embarcações para retirada de pessoas e animais em risco.

“São analisadas a acoplagem da carreta reboque, a instalação elétrica, as condições do casco, das laterais, dos assentos, a fim de que os equipamentos estejam em plenas condições de uso para o pronto-emprego nas ocorrências emergenciais”, explica o chefe de monitoramento da Defesa Civil, Pedro Rafael Ioungblood.

Neste ano, outros treinamentos nos mesmos moldes serão oferecidos.