Setran orienta motoristas na volta às aulas

A Setran prevê aumento de 30% no número de veículos circulando, principalmente em horários de pico, como das 7h às 8h, ao meio dia e às 18h

  • Setran orienta motoristas e estudantes para volta às aulas.
  • Setran orienta motoristas e estudantes para volta às aulas.
Foto: Luiz Costa /SMCS
  • Setran orienta motoristas e estudantes para volta às aulas.
Foto: Luiz Costa /SMCS
  • Setran orienta motoristas e estudantes para volta às aulas.
Foto: Luiz Costa /SMCS
  • Setran orienta motoristas e estudantes para volta às aulas.
Foto: Luiz Costa /SMCS
  • Setran orienta motoristas e estudantes para volta às aulas.

 

Quarta-feira (12/2) é dia volta às aulas para os mais de 140 mil alunos da rede municipal de ensino, de 185 escolas e 221 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs).

A concentração de veículos nas proximidades das unidades de ensino se intensifica para a entrada e saída dos estudantes. A Superintendência de Trânsito (Setran) prevê aumento de 30% no número de veículos circulando, principalmente em horários de pico - das 7h às 8h, ao meio dia e às 18h.

“Com o aumento do fluxo de veículos é importante respeitar a sinalização e a orientação dos agentes de trânsito assim garantimos às crianças um embarque e desembarque mais seguros”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

“A velocidade máxima próximo a escolas é de 30km/h e o motorista que desrespeitar a regulamentação indicada nas placas de trânsito pode ser autuado”, reforça Rosangela.

Para orientar os motoristas e os estudantes, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro a Escola Pública de Trânsito (EPTran) fará operações de abordagem educativas de forma integrada com outros órgãos como Detran-PR, BPTran, Polícia Rodoviária Federal e do Observatório Nacional de Segurança Viária.  

Além disso, de 17 fevereiro a 6 de março acontecerão palestras em escolas municipais e também abordagens educativas nas saídas das escolas.

“Serão feitas abordagens educativas em diversas vias da cidade com o objetivo de conscientizar os motoristas que, com a volta às aulas, o trânsito fica mais carregado e por consequência mais lento. Por isso, o motorista deve ter atenção redobrada próximo às escolas e paciência principalmente nos horários de pico”, explica Claudionor Agibert, diretor da Escola Pública de Trânsito.

Durante as blitze educativas serão entregues panfletos que dão dicas de segurança para os alunos e os cuidados que os motoristas devem tomar. Com este trabalho a Setran espera diminuir o número de acidentes e principalmente de atropelamentos.

Confira orientações de trânsito para o período de volta às aulas

•     Ao passar por unidades escolares, o motorista deve reduzir a velocidade. O limite é de 30 km/h.
•    Os responsáveis devem redobrar a atenção na hora de deixar e buscar os estudantes na escola, atravessando na faixa de pedestres e segurando a criança pelo pulso - pela mão, ela pode se soltar facilmente.
•    É proibido parar em fila dupla para embarque e desembarque. Se necessário, estacionar o veículo em local permitido para acompanhar o filho a pé até a entrada da escola.
•    No interior do veículo, usar o dispositivo de retenção adequado à faixa etária da criança.
•    Sempre respeitar a sinalização de trânsito de forma a garantir mais segurança a todos.
 

Compartilhe nas redes sociais

Mais notícias

Av. Getúlio Vargas tem nova estrutura cic ...

Por toda a cidade, já foram investidos R$ 920 mil na revitalização e ampliação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Conheça as diferenças entre ciclovia e ci ...

espaços sinalizados utilizados pelos ciclistas têm denominação distinta, conforme definido pelo Código de Trânsito Brasileiro

Meditação pode integrar atividades de ser ...

Ideia está sendo estudada pela administração municipal

Rua do Cajuru recebe obras de realinhamen ...

A obra faz a correção geométrica da via e é uma das etapas para a transformação da Rua Niterói em parte de um binário com a Rua Sebastião Marcos Luiz.