Rua do Cajuru recebe obras de realinhamento

A obra faz a correção geométrica da via e é uma das etapas para a transformação da Rua Niterói em parte de um binário com a Rua Sebastião Marcos Luiz.

Obras de realinhamento da rua Niteroi, no cajuru.
Foto: Divulgação
Obras de realinhamento da rua Niteroi, no cajuru. Foto: Divulgação
Obras de realinhamento da rua Niteroi, no cajuru.
Foto: Divulgação
Obras de realinhamento da rua Niteroi, no cajuru. Foto: Divulgação
Obras de realinhamento da rua Niteroi, no cajuru.
Foto: Divulgação
Obras de realinhamento da rua Niteroi, no cajuru. Foto: Divulgação
Obras de realinhamento da rua Niteroi, no cajuru. Foto: Divulgação

A Prefeitura está fazendo obras de realinhamento na Rua Niterói, no trecho entre as ruas Natal e a Engenheiro Costa Barros, em uma extensão de 450 metros.

As intervenções foram iniciadas no dia 21 de janeiro e estão sendo feitas pelas equipes do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) da Regional Cajuru no lado direito da via (no sentido do fluxo dos veículos) para o novo alinhamento do meio-fio e das caixas de captação de água pluvial.

A obra faz a correção geométrica da via e é uma das etapas para a transformação da Rua Niterói em parte de um binário com a Rua Sebastião Marcos Luiz, que visa melhorar o fluxo de veículos entre Pinhais ao bairro Jardim das Américas, atravessando a região do Centenário. 

O aposentado Paulo Cesar Lüder Diogo, 60 anos, mora em uma das casas no trecho que está recebendo as benfeitorias e diz acreditar que as intervenções vão fazer o tráfego fluir melhor na região. “A rua vai ficar mais larga e meu meio-fio vai ser refeito pela Prefeitura, então está tudo certo”, fala.

“Vai dar uma mudada boa no trânsito. Hoje, tem horas que é melhor sair a pé e deixar o carro em casa. Com o binário, vai fluir melhor”, diz Diogo, que mora na região desde que nasceu. 

Etapas do projeto

O realinhamento do trecho está sendo realizado após a Setran ter alterado o fluxo da Rua Niterói em abril de 2019, tornando-a uma via de sentido único entre as ruas Natal e Miguel Caluf, na direção Pinhais-Jardim das Américas.

Também como parte desse projeto, a Setran instalou um semáforo no cruzamento das ruas Luiz França e Niterói para organizar o fluxo dos veículos. 

Uma próxima etapa será a abertura no cruzamento com a Rua Engenheiro Costa Barros, a canaleta, e a correção dos semáforos, permitindo acesso direto à BR-277. 

Em seguida, está prevista a implantação do sentido único na Rua Sebastião Marcos Luiz, a via paralela que completa o binário.

Conjunto de benfeitorias 

A intervenção de realinhamento da Rua Niterói para o futuro binário faz parte do conjunto de melhorias que a Prefeitura tem realizado na Regional Cajuru. 

Só a Rua Niterói já recebeu a recuperação de 1.115 metros de pavimento asfáltico no trecho entre a BR-277 e a Rua Natal.

Também foi uma das 496 ruas do Cajuru que teve lâmpadas trocadas por luminárias de LED. Foram 28 novas luminárias na via, oferecendo maior conforto visual, mais segurança e melhor visibilidade para pedestres e motoristas. 

Entre outras benfeitorias, desde o início de 2017, os seis bairros da Regional (Cajuru, Uberaba, Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Guabirotuba e Tarumã) receberam 34,5 km de asfalto novo.

A região também ganhou duas hortas comunitárias urbanas – a Moradias Marumbi, no Uberaba, e a do Cajuru – e o primeiro Fab Lab de Curitiba, uma unidade com laboratório de informática e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora e é aberta para uso gratuito da população.

Cuidados com as ruas

Se for necessário fazer algum reparo em sua rua, como a manutenção do meio-fio, de bueiros ou lâmpada queimada, é possível solicitar o reparo pela Central 156, por telefone ou pelo aplicativo Curitiba 156 (baixe pelo Google Play ou Apple Store).

Conforme a solicitação, será mobilizada uma das equipes de manutenção, envolvendo as secretarias municipais do Meio Ambiente, de Obras Públicas, do Governo Municipal e das administrações regionais.

Também há situações que são de responsabilidade do cidadão. Veja aqui  quais pontos os moradores precisam ficar atentos para que tudo funcione melhor.

Compartilhe nas redes sociais

Mais notícias

Av. Getúlio Vargas tem nova estrutura cic ...

Por toda a cidade, já foram investidos R$ 920 mil na revitalização e ampliação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Conheça as diferenças entre ciclovia e ci ...

espaços sinalizados utilizados pelos ciclistas têm denominação distinta, conforme definido pelo Código de Trânsito Brasileiro

Meditação pode integrar atividades de ser ...

Ideia está sendo estudada pela administração municipal

Binário vai reduzir conflitos de trânsito

Alteração no bairro Portão está marcada para esta quinta-feira (30/1), no período da tarde.