Saiba como fazer conversão na faixa exclusiva

Para acessar garagens, imóveis e ruas transversais às com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto

Divulgação
Divulgação
Divulgação

O trânsito de veículos particulares é proibido nas faixas de circulação exclusiva para ônibus existentes na cidade. Localizadas nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo, Desembargador Westphalen, General Mário Tourinho, André de Barros, Alfredo Bufren/Amintas de Barros e Imaculada Conceição, as faixas exclusivas permitem redução no tempo de viagem do transporte coletivo.

Nesta semana, a Prefeitura começa a implantação do projeto em novo trecho da Rua Marechal Deodoro: entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes. O motorista deve redobrar a atenção à sinalização de trânsito nas placas e na pintura do pavimento.

Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto, trecho onde é permitido trafegar para conversão. Veja ilustração.

“É essa sinalização que permite o acesso aos motoristas de veículos de passeio”, aponta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

O motorista particular que for flagrado circulando de forma irregular na faixa exclusiva para o transporte coletivo pode ser multado. A infração de trânsito é de natureza gravíssima, com multa R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação, de acordo com previsão no inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Vantagens

Os trechos com faixa exclusiva beneficiam passageiros de ônibus urbanos, metropolitanos e de turismo, além de táxis com passageiros, conforme prevê o decreto municipal 472/2016. A intenção é reduzir o tempo de deslocamento de quem utiliza o transporte coletivo, que é a prioridade no trânsito, como definido pelo Plano Diretor da cidade.

De acordo com a superintendente de Trânsito, a implantação das faixas exclusivas de ônibus caminha com o aprimoramento do sistema integrado de transporte, propiciando novas conexões e alternativas de deslocamento. Além disso, um único ônibus tem uma capacidade maior de transportar mais pessoas de uma só vez, quando comparado com automóveis e espaço ocupado em via.

Mais notícias

Rua Rosa Saporski tem ampliação do sentido único a partir de quarta

Os motoristas poderão seguir somente da região do Bigorrilho e adjacências em direção aos bairros Bom Retiro e Centro Cívico

Confira o funcionamento dos serviços no feriado da padroeira do Brasil

Feriado é comemorado na próxima terça-feira (12/10) e alguns serviços e atrativos da capital vão sofrer alteração no funcionamento

Região da Rodoviária terá bloqueios para serviço de limpeza

Interrupções ocorrerão no sábado (9/10), domingo (10/10) e no feriado de terça-feira (12/10), dias de menor movimento no trânsito

Colisões com semáforos causam prejuízo de quase R$ 300 mil

Desde janeiro, as equipes da Setran acumulam 7.885 horas trabalhadas em reparos com acidentes nos semáforos