Transmissões virtuais marcam o Maio Amarelo

Prefeitura transmite duas lives, nos dias 6 e 27, sobre questões atuais, como o uso excessivo da tecnologia por pedestres e motoristas

Divulgação
Divulgação
Divulgação

A Escola Pública de Trânsito (EPTran) programa para este Maio Amarelo duas transmissões on-line ao vivo para debater questões atuais e importantes sobre trânsito com representantes da Prefeitura e convidados. As lives serão transmitidas pelo Youtube da Prefeitura.

Com abertura do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, e participação da superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, o primeiro debate on-line acontece nesta quinta-feira (6/5), às 10h. O tema da discussão será o uso excessivo da tecnologia e seu impacto na segurança viária. 

“Uma prática, em alguns casos, até doentia, não só por motoristas, mas por pedestres distraídos que atravessam a rua enquanto digitam no aparelho, aumentando risco de atropelamento, e casos ainda mais drásticos, como uma fatalidade ao se tentar tirar foto em um trilho de trem, como já aconteceu na Grande Curitiba recentemente”, explica o diretor da EPTran, Claudionor Agibert, que também participará da live.

Com os representantes da Defesa Social e Trânsito, o evento virtual reúne para o debate os convidados Cineiva Campoli Tono, membro-fundadora do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, e Mauro Gil, que é vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e coordenador da Câmara Setorial de Mobilidade e Trânsito da Associação Comercial do Paraná.

Alterações no CTB

As recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vigentes desde o mês passado, são tema da segunda live que integra a programação da Prefeitura para o Maio Amarelo, marcada para o dia 27, às 10h.

Aumento no tempo de validade e no limite de pontuação para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão na pauta, assim como o transporte de crianças, as multas que não pontuam mais na CNH, a regra para uso de faróis acesos durante o dia e a possibilidade de desconto de até 40% nas multas de trânsito a partir da adesão ao sistema eletrônico de pagamento.

Conduzido pela superintendente de Trânsito e pelo diretor da EPTran, o debate contará com a participação de Renato Campestrini, advogado especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança, com mais de 20 anos de experiência no assunto, e de Elenita Fernandes Casagrande, diretora de Ensino do Centro de Formação de Condutores Águia, professora e especialista em Trânsito, Mobilidade Urbana e Saúde Pública.

Maio Amarelo

Por conta da pandemia de covid-19, este é o segundo ano com adaptação necessária dos tradicionais eventos para meios virtuais durante o Maio Amarelo, movimento mundial de conscientização sobre o problema de acidentes fatais no trânsito. 

Além da produção de conteúdos educativos específicos para meios digitais, a Setran adaptou o site, que além de informações sobre a campanha de conscientização, ganhou novo layout, na cor amarela, durante este mês.

Atividades em conjunto com as instituições parceiras e integrantes do Comitê Trânsito Seguro também serão realizadas pela equipe da EPTran.

LEIA MAIS

Mais notícias

Rua Rosa Saporski tem ampliação do sentido único a partir de quarta

Os motoristas poderão seguir somente da região do Bigorrilho e adjacências em direção aos bairros Bom Retiro e Centro Cívico

Confira o funcionamento dos serviços no feriado da padroeira do Brasil

Feriado é comemorado na próxima terça-feira (12/10) e alguns serviços e atrativos da capital vão sofrer alteração no funcionamento

Região da Rodoviária terá bloqueios para serviço de limpeza

Interrupções ocorrerão no sábado (9/10), domingo (10/10) e no feriado de terça-feira (12/10), dias de menor movimento no trânsito

Colisões com semáforos causam prejuízo de quase R$ 300 mil

Desde janeiro, as equipes da Setran acumulam 7.885 horas trabalhadas em reparos com acidentes nos semáforos