Sinalização de Vias Públicas

Os cidadãos podem pedir à Prefeitura que implante ou faça a manutenção de placas de trânsito, de faixas de pedestres e de redutores de velocidade. Todas as solicitações passam por avaliação técnica do Departamento de Projetos e Implantação, da Superintendência de Trânsito.

Os interessados são informados da decisão, que, quando favorável, leva em conta também demanda e recursos.

Serviços

A Central de Atendimento 156, no endereço https://156.curitiba.pr.gov.br recebe as solicitações por chat online; e ainda por telefone - 156 (Curitiba) ou (41) 3074-6456 (demais cidades)

Com o número de protocolo o interessado consulta o andamento do seu pedido, no mesmo endereço.   

Sinalização Vertical (Placas de Trânsito):

  • Solicitação de implantação
  • Solicitação de manutenção: limpeza, relocação ou substituição

Sinalização Horizontal (linhas branca e amarelas, caixas de estacionamento, faixas de pedestres, legendas e pictoramas):

  • Solicitação de pintura, repintura/reparos
  • Solicitação de implantação de tachão no eixo da via. Importante: a legislação proíbe o uso de tachão na transversal da via, como redutor de velocidade

Dispositivos Redutores de Velocidade:

  • Solicitação de implantação de lombadas e faixas elevadas
  • Solicitação de implantação de barreira eletrônicas e controladores eletrônicos de velocidade (por chat online e por telefone)

Informações

Alguns dados importantes devem ser informados também via online:

  • Os pontos de referência (número predial ou trecho da via), lados ou sentidos das vias
  • As vias transversais corretas
  • Identifique, quando possível, a sinalização que foi danificada, detalhando a cor, o desenho, a inscrição ou o formato

Quando chega uma nova solicitação, é verificada a existência da demanda:

  • Se for a primeira ocorrência, a solicitação é encaminhada para vistoria.
    Quando a solicitação for desaprovada, o protocolo será respondido diretamente ao solicitante, vírgula informando o motivo da negativa.
    Se a solicitação for aprovada, será elaborado projeto e encaminhado para a execução dentro de um cronograma de obras e recursos disponíveis, desde que já licitado no exercício vigente, e dependendo das condições climáticas e da programação estabelecida pelo Departamento. O solicitante será informado na resposta do protocolo.
  • Se a ocorrência já foi feita anteriormente, a resposta de aprovação ou desaprovação do projeto será encaminhada e a solicitação será encerrada.