Renovação e 2ª Via da Credencial para Vagas Especiais

Os beneficiários do Cartão Credencial residentes em Curitiba, autorizados a estacionar em vagas especiais, podem solicitar sua renovação quando estiver vencido o prazo de 5 (cinco) anos ou com vencimento próximo (inferior ou igual a 30 dias da data de validade).

A validade do Cartão é de 5 anos; pode ter validade menor, para beneficiários com dificuldade de locomoção, conforme atestado ou laudo médico apresentado.

Casos de roubo, extravio

Caso o beneficiário tenha o seu Cartão Credencial roubado, furtado ou perdido (extraviado), a primeira coisa a fazer, como no caso de qualquer documento de identificação, é um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil.

Para obter a segunda via da Credencial, deve comparecer no atendimento de trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - SMDT, com documentos originais, para a conferência e digitalização.

Documentos necessários

Para emissão da Credencial de Idoso:

  • Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado, que contenha data de nascimento e filiação
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada

Para emissão da Credencial de Pessoa Com Deficiência:

  • Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado, que contenha data de nascimento e filiação
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada;
  • Declaração médica da deficiência ou constando o grau de deficiência ou dificuldade de locomoção atualizado.
    Exceção quando o beneficiário possuir o RG com símbolo da deficiência ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Ciptea.
  • Poderá ser utilizado o Laudo médico do DETRAN (caso o beneficiário seja o condutor).

Documentos para 2ª via

Em casos de Roubo/Furto ou Extravio:

  • Apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.), com a informação de que a credencial foi roubada, furtada ou extraviada (perdida)
  • Documento de identificação original

Em casos de Rasura ou Dano:

  • Apresentar a credencial rasurada/danificada;
  • Documento de identificação original

Atendimento é agendado

O interessado necessita marcar previamente dia e hora – pela Agenda Online, da Prefeitura – para o atendimento presencial, na Secretaria.

Os idosos podem pedir a emissão de nova Credencial pelo portal PIA, do Governo do Paraná. Caso esta operação não seja possível, o cidadão tem a possibilidade de recorrer ao atendimento presencial, com data marcada pela Agenda Online, da Prefeitura.

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Portaria N.º 13 de 27 de março de 2018 Estabelece dilação do prazo de validade do cartão credencial conferido a pessoas idosas e pessoas com deficiência para estacionamento em vagas especiais