Renovação e 2ª Via da Credencial para Vagas Especiais

Os beneficiários do Cartão Credencial residentes em Curitiba, autorizados a estacionar em vagas especiais, podem solicitar sua renovação quando estiver vencido o prazo de 5 (cinco) anos ou com vencimento próximo (inferior ou igual a 30 dias da data de validade).

A validade do Cartão é de 5 anos; pode ter validade menor, para beneficiários com dificuldade de locomoção, conforme atestado ou laudo médico apresentado.

Caso o beneficiário tenha o seu Cartão Credencial roubado, furtado ou perdido (extraviado), a primeira coisa a fazer, como no caso de qualquer documento de identificação, é um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil.

Para obter a segunda via da Credencial, deve comparecer no atendimento de trânsito da Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - SMDT, com documentos originais, para a conferência e digitalização.

Documentos necessários para renovação

Credencial de Idoso:

  • Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado, que contenha data de nascimento e filiação
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada

Credencial de Pessoa Com Deficiência:

  • Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado, que contenha data de nascimento e filiação
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada;
  • Declaração médica da deficiência ou constando o grau de deficiência ou dificuldade de locomoção atualizado.
    Exceção quando o beneficiário possuir o RG com símbolo da deficiência ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Ciptea.
  • Poderá ser utilizado o Laudo médico do DETRAN (caso o beneficiário seja o condutor).

Documentos necessários para emissão de segunda via

Em casos de Roubo/Furto ou Extravio:

  • Apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.), com a informação de que a credencial foi roubada, furtada ou extraviada (perdida)
  • Documento de identificação original

Em casos de Rasura ou Dano:

  • Apresentar a credencial rasurada/danificada;
  • Documento de identificação original

Atendimento

O interessado necessita marcar previamente dia e hora – pela Agenda Online, da Prefeitura – para o atendimento presencial, na sede da Superintendência de Trânsito.

Os idosos podem pedir a emissão de nova Credencial pelo portal PIA, do Governo do Paraná. Caso esta operação não seja possível, o cidadão tem a possibilidade de recorrer ao atendimento presencial, com data marcada pela Agenda Online, da Prefeitura.

Downloads

Portaria N.º 13 de 27 de março de 2018 Estabelece dilação do prazo de validade do cartão credencial conferido a pessoas idosas e pessoas com deficiência para estacionamento em vagas especiais